sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Empreendimento rodando + novidades+ problemas + satisfação

Fala galera como estamos ?

Estou sem tempo, fico sozinho na loja e tenho de fazer um pouco de tudo (limpeza,recepção,marketing,compras,vendas,receber e procurar feedback dos clientes,parcerias,pagar contas,banco blabla e todos os outros problemas que uma loja tem...)

então basicamente sobra pouco tempo pra postar no blog,tenho acompanhado alguns colegas aqui e vejo que houve uma grande mudança de blogs pra wordpress e sites monetizados,muito legal parabens a todos!

Voltemos aos negocios.

Bom, estou sinceramente viciado em empreender. Caras,é um mundo totalmente diferente de vc se formar,ou trabalhar pra alguem e ficar la na rotina recebendo ordens, empreender é totalmente diferente,mesmo que seja um pequeno comercio, se voce tiver visão todo dia terá algo novo, metas maiores,mais contatos,mais ideias...

É incrivel o quanto é facil você sair fazendo contatos e fechar algumas "parcerias" tenho me dado bem em relação a isso,cheguei recentemente na cidade e conheci muita gente, estou gostando muito

Resumindo: Estou no segundo mes de loja aberta,cometi alguns erros mas o mais importante é testar,testar repetir de forma diferente, testar de novo e seguir o jogo. A velocidade em que voce se adapta acho que é o que irá ditar se vc sobrevive ou não.
Estou com falta de capital devido reformas,pagamento de fornecedores a vista,aquisição de equipamentos,compras parceladas etc...porém meu primeiro mês foi otimo fiquei até impressionado. O segundo mês choveu durante semanas então isso abalou a clientela porem mesmo assim vendi bem (mas não o suficiente), virando esse mes irei ao terceiro mês de negocio,estou MUITO mais feliz assim...estou fazendo novas amizades,estou com saude e vida social em dia, estou ganhando mais dinheiro do que quando trabalhava em 1 hospital e 3 clinicas ao mesmo tempo, estou aprendendo coisas novas a cada dia que passa,um pouco de todas as areas,agregar e receber conhecimento é otimo.

Futuramente irei separar os posts pois tenho tudo anotado. Vai uma previa abaixo:

-adquiri uma cervejeira de 540 litros, clientela amou, antes não tinha quase nada gelado além do comodato fornecido pela coca cola
exigencias do comodato: compra minima semanal de 80,00
dificuldades: ficar na mão da empresa,vendedores desmotivados e que querem empurrar qualquer merda de produto pra vc, vendedor lançando pedido errado...sério,só porque tenho cara de ser mais novo e trato todo mundo com muita educação tem gente que pensa que pode abusar, houve o caso de um que chegou querendo mudar tudo da MINHA loja, reclamou de tudo, ajeitou os produtos da maneira DELE ( sinceramente ficou um lixo), só criticou e senti uma grande inveja pois ele ficava repetindo que eu era muito novo pra tocar um negocio sozinho,enfim... deixa ele chorar,a surpresa veio quando chegou um pedido completamente errado.
Pedi algo em torno de 200 reais em produtos ele me enviou esse pedido de 200 mais 3 notas fiscais de produtos diferentes totalizando algo em torno de 1300$. Assim que chegou liguei pra ele dizendo que estava errado ele mandou eu me virar etc diversos problemas porém os entregadores foram super eficientes cancelaram a compra e entregaram apenas a correta.

Resultado: acredito que este vendedor não estava batendo metas da empresa ou algo do tipo e quis empurrar mercadoria para alguem que ele tenha achado com cara de troxa,rs . Liguei pra algumas pessoas e resolvi a situação,foi demitido. Mas acredito que tenha sido por outros problemas internos e não esta situação isolada entendem ?

Houve outros problemas também: Maquina cartão da rede e banco itau

maquina de cartao da rede,pessoalmente não recomendo. paga caro,taxas abusivas,entre outros problemas
-> O banco ofereceu maquina gratis por 7 meses, passado 1 mes começaram a cobrar aluguel e descontar do valor de todas as vendas minhas sem aviso algum,chegando metade do mes fui olhar a conta e o susto veio... quase nada na conta,fui ver e tinha DIVERSAS taxas alem da (debito e credito) descontadas... taxa de aluguel,taxa de nao sei o que,taxa em cima de taxa

-> liguei para resolver e a resposta BASICAMENTE E RESUMIDAMENTE foi : "isso dai é problema do senhor, voce fechou com o banco itau e nós não temos nada haver com isso,resolva com o banco"
->liga 75000x para o banco e fui atendido 2 vezes : 5 dias para abrir ocorrencia> ok constataram que estava errado + 5 dias para estornarem o valor (até hoje nao foi estornado e irei resolver isso pessoalmente,porém foi gerado dor de cabeça,perda de tempo entre outros) estou muito insatisfeito com itau e rede,sairei deles e provavelmente vou pra santander ou alguma outra maquininha de cartao

-> outro detalhe,a maquina veio com bateria viciada,a cada 15 minutos praticamente tenho que carregar ela, as vezes da alguns erros loucos

Enfim,ja está muito longo e confuso esse post,em outros irei dividir melhor os assuntos e explicar o que fazer pra resolver problemas que surgem, como vender melhor, como fidelizar clientes etc..irei passar tudo que tenho aprendido para os leitores do blog.

Resumindo novamente: Estou 100% satisfeito com a loja, se eu não tivesse tantas coisas para pagar de agora e gastos ocultos que surgiram eu ja teria tido um pequeno lucro no primeiro mês,isso me surpreendeu muito
Abram suas cabeças,planejem,estudem e vão com positividade e força total caso queiram abrir algum negócio!!! é muito valido e prazeroso,pelo menos pra mim está sendo! mesmo eu não entendendo nada da area fui com coragem,aprendi depois, clientela que foi la me recomenda pra todo mundo, ja foram donos de fabricas,juizes,sargentos,chefe de cozinha,someliers, donos de outros negocios, e muitas outras tribos e tipos de pessoas la por indicação! tudo isso em 2 meses gente,a galera fica muito satisfeita com meu atendimento apesar de minha loja ser incompleta.

NADA É PERFEITO, APENAS COMECEM E DEPOIS VOCÊS TENTARÃO ATINGIR A PERFEIÇÃO, VÃO MELHORANDO AOS POUCOS,O IMPORTANTE É NÃO FICAR PARADO E COMEÇAR O QUANTO ANTES. SE DER ERRADO OK SIGA O JOGO,CALCULE OS RISCOS, MELHOR TENTAR MESMO QUE NÃO DE CERTO DO QUE NÃO TENTAR.

agora vou continuar tomando minha cerveja e depois abrir 1 vinho pra comemorar, proximo post tbm irei contar sobre o PT que eu dei em um evento extremamente luxuoso de vinho... HAHA fica pra proxima,abraços!


13 comentários:

  1. Curti o blog, o negócio é uma distribuidora de bebidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comercio varejista de bebidas,tabacaria e atualmente tirando alvará pra bar...falarei disso nos proximos posts !! :D

      Excluir
  2. Olá, Veterinário.

    Gostei da sua animação no mundo do empreendimento, parabéns.

    Sucesso e que prospere muito.

    ResponderExcluir
  3. Largou a veterinária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temporariamente,minha meta com o empreendimento é aumentar meu patrimonio a ponto que eu consiga abrir uma agropecuaria com hotel,banho e tosa,venda de produtos e clinica dentro dela... investimento gira em torno de 80 a 100 mil com isso, ao longo do tempo irei juntar a grana para abrir algum empreendimento na minha area porém agora não é o momento (crise + pessoas seguram o dinheiro para cuidar da familia ao invés dos animais deles, futuramente acredito que a area de PET terá uma boa expansão porém ainda não é o momento pra isso ( e tambem nao possuo capital necessario pra isso)

      Excluir
  4. O negócio é evitar ao máximo intermediários, se quer ter uma maquina da Getnet, vc n é obrigado a pegar pelo Santander. Já tive getnet, minha experiência foi ruim. Atualmente utilizo a Bin, como principal, e a Cielo, secundária.
    Para ser efetivo nas reclamações contra grandes empresas, o ideal é reclamar pelo meios oficiais da mesma, onde fique registrado. O cabeça da unidade de sua cidade possui meta para resolver as reclamações formais, como não é medido pelas informais acaba não dão importância. Recomendo que instale um aplicativo de gravação de chamadas.
    Parabéns pelo sucesso que esta tendo, ainda mais levando em conta o pouquíssimo tempo de empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas dicas!! sim pois é intermediario é complicado ja faz um bom tempo que estou tentando resolver a situação e nada.
      vou pesquisar sobre a Bin
      instalei o app de gravaçao de chamadas,muito util!!

      Muito obrigado!!

      Excluir
  5. Eae veterinário. Cheguei no seu blog agora , gostei das suas postagens , irei acompanhar . Por hora queria tirar uma dúvida com você.

    Pelo que percebi o seu ramo seria uma Distribuidora de Bebidas ? ou um bar ?

    Se for Bar , ignore , mas se for Distribuidora , me diga , será que compensa realmente montar uma ? Meu pai tem um posto de Gasolina , e penso em montar algum empreendimento aqui para mim , oque você acha ?

    E te darei uma dica também , tente comprar uma Máquina de gelo , de preferencia usada que é bem mais barata , voce consegue um bom lucro mensal com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pesquisou sobre a franquia Pitstop? Na minha região os que tem estão ganhando bastante, tendo um trabalho minimo.

      Excluir
    2. comercio varejista de bebidas+tabacaria, como se fosse uma mini distribuidora porém quero bar por conta de horarios e questoes legais (prefeitura e vigilncia)

      Quanto a compensar acho que depende de : concorrencia,publico alvo,localizaçao do negocio
      Se seu pai tem posto com certeza é valido, se não tiver não vende,se tiver vai vender com toda certeza! vc pode fazer promoçoes e chamar muito mais atenção pro posto,criar um point,liquidez maior devido o fluxo do posto etc,eu com certeza faria !!! mesmo que não fosse muito movimentado é bom vc se aventurar por esse meio,calcule os riscos e vai de cabeça!

      Sim realmente maquina de gelo mais pra frente vou ver de ter é bem interessante porém preciso de 1 funcionario mais pra colocar ela e cuidar de outras partes da loja também


      quanto a franquia pitstop que o anonimo comentou, é legal 1 amigo tem e ganha uma graninha porém se voce montar ou copiar o modelo deles sem ter os requisitos e gastos da franquia é muito melhor.

      Qualquer duvida além posta aqui no blog que vou ajudando,tenho muita coisa pra falar sobre

      Excluir