terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Minha carteira 2016-2017

Bom,como disse no primeiro post,estou sem internet,fazendo minha mudança e ajeitando a minha vida... Agora depois de algumas viagens consecutivas durante este mes,finalmente consegui umas horinhas no wifi com o meu computador para poder dar o "start" no blog

*como voces irão ver,nao possuo habilidade com excel nem planilhas,é a primeira vez que mexo com isto ( aceito ajudas sobre como montar ou melhorar as tabelas =D )

1- Comecei as compras em FEVEREIRO DE 2016; em JANEIRO havia comprado tesouro direto,apenas 100 reais no selic mas logo em fevereiro ja vendi,bom nao entendia muito do assunto ( ainda procuro entender mas agora estou melhorando)
2-As empresas que escolhi foram as que estavam "baratas" para a quantia que eu tinha,eu olhava e pensava gerdau?oi?marcopolo?tecnisa? ia na ilusão de todo iniciante de "conheco esta empresa ja ouvi falar entao vou comprar,e sem conhecimento nenhum fui me aventurando...)

3-apenas em AGOSTO eu havia adquirido um pequeno conhecimento e comecei a comprar outras empresas "melhores" mesmo em lote fracionario independente das taxas etc etc...tenho em mente o buy&holding independente do preço das açoes,quero acumular patrimonio e investir em empresas boas,estou tentando focar neste caminho mas ainda mantenho aquelas empresas arriscadas que não estão distribuindo lucros ou que estão com alguns problemas (GOAU,OI,POMO)

4-TCSA-> ja foi vendida e com prejuizo,logo que eu vendi saiu aquelas noticias de juros baixo,corte selic etc etc que iria beneficiar as construtoras...acredito que foi UM DOS primeiros erros como investidor ( entrar sem conhecer o mercado,vender no desespero porque queria sair logo desse lixo etc..) e logo após isso aconteceu o que todos sofrem ao ve,a cotaçao disparando...mas enfim nao me arrependo e quero que se foda hahaha,foi bom pra ficar esperto,serviu de aprendizado.

5-Fiz também uma compra de 1 cota BCRI11 (fii) quero começar investir em fiis também mas apesar de tudo acredito que este momento nao esteja favoravel,irei acumular mais posiçoes em açoes e futuramente penso nos fiis

6-segue tambem os dividendos recebidos ja em 2017 ( ja estou contando com o dos futuros meses que vi anotado na corretora, ou no site agenda dividendo)





Estou com  2k depositados agora na corretora( maior aporte que ja consegui fazer,minha renda ainda é baixissima e gastos "altos com coisas NECESSARIAS") esperando pra proxima compra,irei aumentar posiçao em algumas empresas e talvez tentar diversificar um pouco mais em banco/energia/saude e telefonica

Estou em duvida mas segue algumas opçoes
bancos:itub,sanb,bbdc,abcb,brsr
energia:cple,cmig,eqtl,elpl,alup
saude:odpv,qual,hype
telefonica;vivt

basicamente é isso,quando eu estiver com wifi postarei mensalmente. : )

7 comentários:

  1. Respostas
    1. obrigado,caso tenha sugestoes ou criticas tambem aprecio muito

      Excluir
  2. Posta mais vezes meu amigo, essa é a única crítica!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que para energia seria interessante dar uma olhada na ENBR3, analise fundamentalista esta otima e o preco esta abaixo do mercado..

    Abs amigo..

    ResponderExcluir
  4. Entendo pouco disso mas acho que TD paga 0,9% de rendimento, em média, descontando os impostos e tarifas; FIIs e ações, estão mais em conta, porém, para começo de conversa, acho uma boa investir em ações que pagam DIVIDENDOS e segurar. Não sou especialista no assunto, mas isso foi o que aprendi lendo e comentando nos blogs da finansfera.

    Em tempo: basta olhar uns aí que estão a mais tempo e copiar a carteira deles, desde que você se assegure que é real. Mas posso estar falando besteira.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é que ai depende muito da estrategia de cada um...não acho correto eu copiar a carteira de alguem que possui milhoes por exemplo,não sei a estrategia do cara nem como ele chegou la entendeu? Quanto ao foco de apenas dividendos,é complicado,e se eu monto uma grande posiçao em empresas assim e elas cortam os dividendos ou reduzem?

      Mas minha intenção é o longo prazo, nós vamos aprendendo a focar em coisas boas e com o tempo o resto vem!! Agora não ligo muito para os dividendos pois ainda estou formando minha carteira,eles sao sempre bem vindos haha mas ainda tenho que me posicionar melhor pra poder realmente ter certeza de qual empresa será a que aumentarei mais a posiçao
      Os fiis sao otimos pois distribuem mensalmente,tambem estou aumentando posiçao neles mas faz parte da minha estrategia,não é meu foco

      Excluir